sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Grossglockner





A Großglockner Hochalpenstrasse é uma estrada de 48 km de extensão que contorna a região dos alpes mais altos da Áustria. Não interessa muito onde ela começa, nem onde vai dar. A estrada em si é a atração principal da viagem. Daqueles cenários de filme! Imperdível. Para nós, vai começar perto de Lienz e dar às proximidaes de Zell am See.
O nome complicado vem da montanha mais alta da Áustria, a Grossglockner (3,798 metros de altura), que pode ser vista “de perto” por quem está no alto da estrada. A Großglockner Hochalpenstrasse corta a região montanhosa (e deslumbrante) do Parque Nacional de Höhe Tauern.

Para quem está a contornar os Alpes da Großglockner Hochalpenstrasse será inevitável a pergunta: “como e por que construíram essa estrada?” Segundo registos históricos, mercadores celtas e romanos já percorriam este trajecto há mais de 3.500 anos, para fins de comércio. Mas a Großglockner Hochalpenstrasse “asfaltada”, como conhecemos hoje, foi inaugurada em agosto de 1934.
A estrada demorou quase quatro anos a ser concluída e envolveu mais de quatro mil trabalhadores. O projecto foi idealizado após a queda do Império Áustro-Húngaro, no final da Primeira Guerra Mundial, quando a Áustria procurava formas de criar uma nova identidade e de se estabelecer como nova potência. A Großglockner Hochalpenstrasse não só iria gerar empregos para a população austríaca, como também se tornaria uma fonte de renda bastante lucrativa no futuro. Até hoje a estrada é uma das atrações turísticas mais famosas da Áustria e recebe cerca de 900 mil visitantes todos os anos.


















































































        Foto – Teresa Cruz  

















































































































































Sem comentários:

Enviar um comentário